A Netflix cortou a opção de transmitir diretamente para a maioria das TVs via Google Cast, mas ainda não acabou com todas as formas de espelhamento: donos de TVs Samsung com Tizen podem continuar exibindo conteúdos do celular graças ao recurso Smart View.

Como funciona o macete da Samsung

O Smart View espelha a tela de um smartphone Galaxy na TV, ou seja, tudo o que aparece no celular é replicado no televisor. Com isso, é possível abrir o app da Netflix no aparelho, escolher o que assistir e passar a imagem para a tela grande sem precisar instalar o aplicativo na TV ou fazer login no aparelho da casa.

Testes apontam que a transmissão via Smart View funciona: apesar das expectativas de bloqueios por DRM (tecnologias que protegem conteúdo com direitos autorais), nada impediu a reprodução durante os testes.

Limitações importantes

O método não é perfeito. Como o que chega à TV é exatamente o que está na tela do celular, não é possível usar o aparelho para outras coisas enquanto o streaming está ativo. Além disso, o vídeo não ocupa toda a área da tela do televisor, ficando limitado e com bordas pretas ao redor.

As TVs Samsung também suportam AirPlay, da Apple, mas ao tentar espelhar um iPhone com o app da Netflix aberto, apenas o áudio é transmitido — a imagem do filme ou série não aparece.

O que a Netflix mudou — e quem ficou de fora

A gigante do streaming alterou silenciosamente o aplicativo e removeu a opção de transmitir via Google Cast para a maioria das TVs modernas. Vale lembrar que o suporte ao AirPlay já havia sido desligado em 2019.

Há exceções: aparelhos sem interface própria continuam aceitando transmissão. Entre eles estão as três primeiras gerações do Chromecast, o Chromecast Ultra, o Google Nest Hub Smart Display e alguns modelos de TVs das marcas Vizio e Compal. Para utilizar a funcionalidade mesmo nesses casos, é necessário ter assinatura dos planos Padrão ou Premium (sem anúncios); assinantes do plano Padrão com Anúncios não têm acesso à transmissão.

A mudança incomodou parte dos assinantes, que diziam usar o recurso para acessar a Netflix em casas de amigos, imóveis de aluguel ou hotéis sem precisar logar em dispositivos alheios.

Netflix quer impedir transmissão para TV, mas este macete ainda funciona.