A NVIDIA apresentou três novos modelos de inteligência artificial voltados para previsão do tempo nesta segunda-feira (26), durante a Reunião Anual da Sociedade Meteorológica Americana. Segundo a empresa, as ferramentas são de código aberto e prometem entregar previsões mais precisas e mais rápidas.
Por se tratar de tecnologia open source, o código desses modelos está disponível publicamente, o que permite que qualquer pessoa use, estude, modifique e distribua as soluções.
Os três novos modelos da família Earth-2
- Earth-2 Medium Range: projetado para previsões de médio prazo, com alcance de até 15 dias, o modelo oferece alta precisão em mais de 70 variáveis meteorológicas, como temperatura, pressão, vento e umidade. A NVIDIA afirma que, em benchmarks, o Medium Range supera os principais modelos abertos nas variáveis de previsão mais utilizadas pelo setor.
- Earth-2 Nowcasting: voltado para previsões de curto prazo, este modelo usa IA generativa para transformar previsões em escala nacional em previsões locais de tempestades e condições perigosas com resolução de quilômetros. A tecnologia cobre o período de zero a seis horas e gera os resultados em apenas alguns minutos.
- Earth-2 Global Data Assimilation: destinado a produzir as condições iniciais usadas pelas rotinas de previsão — instantâneos da atmosfera atual que incluem temperatura, velocidade do vento, umidade e pressão em milhares de pontos ao redor do globo. Segundo a NVIDIA, esse processo pode ser feito em segundos em GPUs, em vez de levar horas em supercomputadores.
Complemento à família Earth-2 já existente
Os três modelos se juntam a soluções já disponíveis na plataforma NVIDIA Earth-2, como o Earth-2 CorrDiff, que reduz a escala de previsões de baixa resolução (continental) para campos meteorológicos de alta resolução em escala regional, e o Earth-2 FourCastNet3, que oferece alta precisão para variáveis meteorológicas como vento, temperatura e umidade.
Vantagens e contexto
Em comunicado, a NVIDIA afirma que essas tecnologias open source aceleram todas as etapas da previsão, desde o processamento dos dados de observação iniciais até a geração de previsões globais de 15 dias ou previsões locais de tempestades. Historicamente, a previsão do tempo dependia de supercomputadores que executavam modelos baseados em princípios físicos; o uso de IA reduz o tempo e os custos computacionais, possibilitando que mais países, empresas meteorológicas e negócios implementem sistemas de previsão específicos para suas necessidades.
“A previsão do tempo com inteligência artificial economiza tempo e custos computacionais significativos, permitindo que mais países, empresas meteorológicas e negócios executem sistemas de previsão específicos para suas aplicações”, disse Mike Pritchard, diretor de pesquisa de simulação climática da NVIDIA e professor de ciências do sistema terrestre na Universidade da Califórnia.
Expansão da estratégia de código aberto
A iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla da NVIDIA de oferecer software de código aberto para diversos setores — de chatbots e robótica a veículos autônomos —, agora estendida à previsão do tempo. A empresa, hoje avaliada em mais de US$ 4,5 trilhões, reforça assim sua atuação em ferramentas que combinam inteligência artificial e infraestrutura de GPU.