Fonte Original: https://canaltech.com.br/inteligencia-artificial/como-criar-prompts-eficazes-para-ter-boas-respostas-do-meta-ai/
Por Emanuele Almeida | 10/11/2024 às 10h00

A Meta AI permite criar textos, imagens e sugestões de respostas diretamente pelo WhatsApp. Através de comandos de textos chamados prompts, ela consegue oferecer aquilo que o usuário deseja, mas o nível da resposta pode ser maior se o pedido for bem elaborado.
O prompt segue uma lógica da engenharia do comando que cria e otimiza prompts para orientar modelos de IA.
Um bom prompt precisa definir uma ação e formatar um resultado específico. Por exemplo: “Explique o que é engenharia do comando de forma simples e objetiva em um parágrafo curto”.
Um bom prompt possui detalhes descritivos e específicos. Para solicitar algo de forma clara à IA, tente usar o máximo de informações com até 150 palavras, como: “Faça um texto em formato de conto de até 500 caracteres falando sobre como a Black Friday foi criada”.
Formular uma situação é uma boa prática ao solicitar criação de imagens para a Meta AI, mas também serve para a elaboração de textos.
Assim, adicione ações, localização, cores e personagens específicos como: “Crie uma capa de revista natalina com um fundo de neve, um boneco de neve no canto inferior direito e crianças brincando em sua volta. No restante da imagem, preencha com casas que simulem um vilarejo”.
Para que não ocorram erros ou confusões da Meta AI com o comando, é importante revisar o prompt. Preste atenção nos seguintes detalhes:
Outra boa prática é aprimorar as respostas dadas pela IA a partir de solicitações que a façam trabalhar novamente no prompt anterior.
Agora que você sabe como ter um prompt eficaz, confira algumas tarefas que o Meta AI pode desempenhar no dia a dia.