Microsoft vai tornar o Windows 11 mais atraente para jogos a partir de 2026
A Microsoft anunciou que vai ampliar, a partir de 2026, tecnologias do Windows 11 focadas em jogos — uma estratégia para manter os jogadores no ecossistema Windows diante do crescimento de alternativas como o SteamOS. A iniciativa dá continuidade a um esforço que ganhou força em 2025.
Pressionada pelo avanço dos portáteis para jogos, muitos rodando SteamOS (baseado em Arch Linux), a Microsoft intensificou a colaboração com fabricantes, com a Asus como exemplo de destaque. Essa aproximação resultou em melhorias na linha ROG Xbox Ally, que trouxe recursos inéditos ao ecossistema, como Advanced Shader Delivery (ASD) e Xbox Full Screen Experience (Xbox FSE).
O que são ASD e Xbox FSE
- ASD (Advanced Shader Delivery): tecnologia que pré-compila shaders na nuvem para acelerar a execução e a inicialização dos jogos, reduzindo o processamento em tempo real pela placa de vídeo.
- Xbox FSE (Full Screen Experience): modo que faz o Windows 11 rodar jogos a partir de uma interface visual e estruturalmente otimizada para gaming, evitando distrações e interferências de outros recursos do sistema.
Expansão para mais PCs em 2026
A promessa da Microsoft é levar essas tecnologias além dos portáteis, alcançando desktops, notebooks 2 em 1 e outros formatos de PC com Windows 11 a partir de 2026. A companhia também planeja ampliar o alcance de recursos como o Auto Super Resolution — que melhora o detalhamento das imagens e foi introduzido em PCs Copilot+ com chips Snapdragon X — para mais computadores, incluindo modelos ROG Xbox Ally com chip AMD.
Compromisso com a experiência de jogo
Ian LeGrow, executivo da Microsoft para sistemas operacionais, resumiu o foco da empresa: “Estamos comprometidos em tornar o Windows o melhor lugar para jogar e continuaremos aprimorando os comportamentos do sistema que são mais importantes para games: gerenciamento de carga de trabalho em segundo plano, melhorias de energia e agendamento, otimizações da pilha gráfica e drivers atualizados.”
A medida reforça a estratégia da Microsoft de proteger a fatia de mercado do Windows no universo dos jogos para PC, oferecendo recursos exclusivos e otimizações pensadas para a experiência gamer.